• Equipe Fabio Rocha

Como escolher um arquiteto para sua obra?


A escolha de um bom arquiteto é o primeiro passo para a realização de um projeto original, qualificado, moderno e sustentável. Seja na hora de construir, reformar ou decorar, o arquiteto é o profissional mais capacitado.

É importante ter em mente que a satisfação em relação ao projeto e sua execução está diretamente ligada à escolha do arquiteto certo! É preciso encontrar um profissional experiente, atualizado e que tenha empatia e sintonia com o cliente, para que as ideias saiam do papel e se materializem em ambientes perfeitos, funcionais, agradáveis e com harmonia estética.

Tenha em mente que o arquiteto precisa ser versátil, já que sua atuação engloba uma série de procedimentos e atividades importantes para o sucesso de uma obra, como, por exemplo, o estudo, o planejamento, a gestão, a direção e a fiscalização do projeto.

Para te orientar sobre como escolher um arquiteto, separamos aqui algumas dicas práticas, com tudo aquilo que você deve levar em consideração no momento da contratação do profissional. Confira e faça a escolha certa!

Dicas para escolher um bom arquiteto para sua obra

1 – Conheça o perfil do arquiteto – Antes mesmo de saber como escolher um arquiteto para obras, é essencial que você pesquise o perfil dos profissionais. Existem arquitetos que trabalham apenas com projetos de alto padrão, outros seguem um estilo mais sustentável e minimalista e também existem aqueles que têm expertise em projetos corporativos. Você deve conhecer mais profundamente o trabalho daqueles arquitetos que estejam em sintonia com a proposta que você tem em mente para a sua obra.

2 – Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – Para contratar um arquiteto, verifique se ele tem o registro ativo e regular no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Este quesito é extremamente importante para garantir a segurança, a qualidade e a conformidade técnica e legal da sua obra.

3 – Solicite o portfólio do arquiteto – Todo bom arquiteto tem um amplo portfólio de obras e projetos realizados para apresentar aos potenciais clientes. Por isso, antes de contratar, peça para ver e até visitar alguns trabalhos realizados.

4 – Pesquise a reputação dos parceiros do arquiteto – É comum que os escritórios de arquitetura tenham parcerias com empresas, fornecedores e prestadores de serviços. Pesquise a reputação destes parceiros e entenda como funciona a cadeia dos prestadores de serviços que trabalharão na sua obra.

5 – Boa comunicação interpessoal – O arquiteto precisa se comunicar de forma clara, transparente e amigável com seus clientes, estabelecendo uma relação de confiança. Observe o comportamento, a comunicação interpessoal e a disposição do arquiteto antes de fechar a contratação. Escolher um profissional com o qual você se sinta a vontade para conversar e trocar ideias é um importante começo para sua obra.

6 – Prazos, responsabilidades e contrato – Toda obra executada por um arquiteto precisa ter segurança contratual e ser pautada em laudos técnicos de viabilidade e segurança. Escolha um profissional que trabalhe de forma regularizada, com contrato de prestação de serviços detalhado, que cumpra os prazos acordados e tenha responsabilidade socioambiental e engajamento com suas preferências, desejos e necessidades.

Lembre-se que, ao contratar o arquiteto certo, sua obra ganhará em muitos aspectos e você poderá realizar o projeto dos seus sonhos com muito mais tranquilidade, previsibilidade de gastos e qualidade estética!

#coresarquitetura #arqutietura

18 visualizações